O que geralmente fazemos diante de um decreto apostólico ou pastoral? Obedecemos, esse é o óbvio. Mas quando esse óbvio não é cumprido, permanecemos onde estamos ou pior.
Segundo o dicionário Aurélio decreto significa: determinação escrita, emanada do chefe do Estado ou de outra autoridade superior. Determinação, ordem. Decretar significa: ordenar por decreto. Determinar, estabelecer.
Quero ressaltar que estou falando dos decretos feitos por nossos líderes espirituais, baseados na Palavra, com autoridade concedida por Deus.
Vamos refletir um pouco sobre a história de Ester melhor, dos judeus que viviam naquela época.
Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor. Porém teve como pouco, nos seus propósitos, o pôr as mãos só em Mardoqueu (porque lhe haviam declarado de que povo era Mardoqueu); Hamã, pois, procurou destruir a todos os judeus, o povo de Mardoqueu, que havia em todo o reino de Assuero. No primeiro mês (que é o mês de Nisã), no ano duodécimo do rei Assuero, se lançou Pur, isto é, a sorte, perante Hamã, para cada dia, e para cada mês, até ao duodécimo mês, que é o mês de Adar. E Hamã disse ao rei Assuero: Existe espalhado e dividido entre os povos em todas as províncias do teu reino um povo, cujas leis são diferentes das leis de todos os povos, e que não cumpre as leis do rei; por isso não convém ao rei deixá-lo ficar. Se bem parecer ao rei, decrete-se que os matem; e eu porei nas mãos dos que fizerem a obra dez mil talentos de prata, para que entrem nos tesouros do rei. Então tirou o rei o anel da sua mão, e o deu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, adversário dos judeus. E disse o rei a Hamã: Essa prata te é dada como também esse povo, para fazeres dele o que bem parecer aos teus olhos. Então chamaram os escrivães do rei no primeiro mês, no dia treze do mesmo e, conforme a tudo quanto Hamã mandou, se escreveu aos príncipes do rei, e aos governadores que havia sobre cada província, e aos líderes, de cada povo; a cada província segundo a sua escrita, e a cada povo segundo a sua língua; em nome do rei Assuero se escreveu, e com o anel do rei se selou. E enviaram-se as cartas por intermédio dos correios a todas as províncias do rei, para que destruíssem, matassem, e fizessem perecer a todos os judeus, desde o jovem até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês (que é o mês de Adar), e que saqueassem os seus bens. Uma cópia do despacho que determinou a divulgação da lei em cada província, foi enviada a todos os povos, para que estivessem preparados para aquele dia.
Ester 3:5-14
Ester 3:5-14
Hamã, príncipe da casa do rei, estava com ódio dos judeus principalmente por causa de Mordecai. Então, ele persuadiu o rei Assuero a emitir um decreto de morte para todos os judeus. Em troca, lhe daria dez mil talentos de prata. O rei entregou seu anel real a Hamã, concedendo-lhe autoridade para emitir o decreto e assim Hamã o fez. Decretou a morte de todos os judeus.
Após saber do decreto, a rainha Ester intercedeu pelo povo judeu com jejum e oração diante de Deus. Depois, entrou na presença do rei e pediu a revogação do decreto. O rei não podia revogar o decreto. Logo, ele concedeu autoridade a Ester e a Mordecai para fazer um novo decreto. E assim foi realizado.
Escrevei, pois, aos judeus, como parecer bem aos vossos olhos, em nome do rei, e selai-o com o anel do rei; porque o documento que se escreve em nome do rei, e que se sela com o anel do rei, não se pode revogar. Então foram chamados os escrivães do rei, naquele mesmo tempo, no terceiro mês (que é o mês de Sivã), aos vinte e três dias; e se escreveu conforme a tudo quanto ordenou Mardoqueu aos judeus, como também aos sátrapas, e aos governadores, e aos líderes das províncias, que se estendem da índia até Etiópia, cento e vinte e sete províncias, a cada província segundo o seu modo de escrever, e a cada povo conforme a sua língua; como também aos judeus segundo o seu modo de escrever, e conforme a sua língua. E escreveu-se em nome do rei Assuero e, selando-as com o anel do rei, enviaram as cartas pela mão de correios a cavalo, que cavalgavam sobre ginetes, que eram das cavalariças do rei. Nelas o rei concedia aos judeus, que havia em cada cidade, que se reunissem, e se dispusessem para defenderem as suas vidas, e para destruírem, matarem e aniquilarem todas as forças do povo e da província que viessem contra eles, crianças e mulheres, e que se saqueassem os seus bens, Num mesmo dia, em todas as províncias do rei Assuero, no dia treze do duodécimo mês, que é o mês de Adar; E uma cópia da carta seria divulgada como decreto em todas as províncias, e publicada entre todos os povos, para que os judeus estivessem preparados para aquele dia, para se vingarem dos seus inimigos.
Ester 8:8-13
Ester 8:8-13
Os judeus andaram conforme o novo decreto do rei, venceram todos os inimigos e tiveram vitória. Qual foi o segredo dos judeus? Não ficaram presos ao decreto de MORTE e sim, decidiram obedecer e agir conforme o decreto de VIDA.
E você, o que está fazendo? Andando segundo os decretos de morte ou de vida? A resposta para isso depende da decisão que você toma a cada dia.
Pode ser que muitas pessoas com autoridade sobre você tenham lançado decretos de morte que lhe paralisaram, causaram feridas, dores. Mas Deus tem levantado pessoas com autoridade concedida por Ele através do poder do nome e do sangue de Jesus que lançam decretos de vida eterna.
Faça como os judeus daquela época: Aja pelos decretos de vida. Aqueles judeus poderiam permanecer ali, paralisados pelo medo de lutar e vencer. Mas eles DECIRAM pelo novo decreto. Vença os inimigos (de muitos que existem, o maior é a sua alma, o seu “eu”). Seja um vencedor. Decida viver debaixo dos decretos espirituais de vida eterna.
Não é o que nós escrevemos mas o que vivemos que vai ter impacto com o semelhante, se realmente deseja atingir o coração do ser humano, escreva o que vive, a realidade, seja honesto diante de si mesmo.Você tem todas as caracteristicas de Jesus Cristo, então haja como Jesus iria agir, ame da mesma forma, porque a graça gloriosa de Jesus está em si.Este é o meu comentário para si. Eu te amo em Cristo, e meu desejo é que sejas uma ferramenta nas mãos do Savador. Se desejar, seja meu amigo na verdade que Liberta. Um obrigado, e um abraço.
ResponderExcluirVerdadeiramente, Antonio, a beleza do caráter de Cristo em nós é revelada pela prática da Palavra.
ResponderExcluirPraticar a Palavra alegra o coração do Pai e é inspiração para o próximo.
Que possamos ser uma Bíblia viva nas atitudes.
Deus te abençoe