Pular para o conteúdo principal

Aprendendo a viver contente


Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.
Sei estar humilhado, e sei também ser honrado; em toda a maneira, e em todas as coisas já tenho experiência, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
(Filipenses 4:11-13)


Viver contente não é uma fé adquirida desde o nascimento, mas aprendida ao longo da vida. Esse estado de vida é alcançado com esforço, sofrimento e provações e desenvolvida gradualmente no andar como Senhor, de maneira que se possa estar alegre com qualquer coisa, vivendo apesar das coisas e sem ser afligido apesar das circunstâncias.

Paulo foi uma pessoa que aproveitou as circunstâncias para aprender  e permitia em cada uma delas que o seu caráter fosse se tornando sólido a cada dia diante de Deus.

Paulo disse que aprendeu a viver contente. É necessário aprendermos as coisas dia a dia. Não podemos passar pelas circunstancias e esquecê-las sem tirar uma lição, um princípio de vida. Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e deu a ele a capacidade de pensar, relacionar e tomar decisões próprias. Aprender com as situações é uma decisão sábia.

Vamos destacar quatro coisas essenciais que Paulo aprendeu:

Aprendi a ser humilhado. Ser humilhado é passar por situações constrangedoras diante das pessoas e também diante de Deus. Cada pessoa deve aprender a passar por essas situações. Não há ninguém que escape delas. Se for necessário se humilhar para que o nome de Deus seja glorificado, para defender a honra de um irmão, faça isso. Se for necessário se humilhar diante de Deus pedindo perdão pelos pecados, faça isso. Paulo passou por essas situações e sabia como lidar com cada uma delas.

Aprendi a ser honrado. Tem muita gente que não sabe ser honrado. Fica cheio de constrangimentos ou sem querer receber a honra. Seja livre para receber as bênçãos que Deus tem para você, sejam elas de nível material ou em palavras. Outros, pelo contrário, se alegram exacerbadamente e enchem o coração de orgulho, tendo a convicção de que tudo veio de si mesmo. Ser honrado é alegrar-se com a honra, recebê-la e devolvê-la a Deus reconhecendo que antes de você Ele é digno de toda honra e que tudo o que tens foi por permissão d’Ele.

Aprendi a ter fartura. Paulo aprendeu a viver tanto com o muito como com o pouco. É necessário saber viver com a fartura. Se Deus tem preparado riquezas para você, aceite-as e saiba viver com elas. Evite o desperdício. Use-a para o seu bem e para o bem do próximo de forma que glorifique a Deus em todos os procedimentos.

Aprendi a padecer necessidade. É fácil viver em harmonia, com o coração em paz, sorridente e alegre, quando não lhe falta nada. Mas é na escassez que o coração é provado. É na falta daquilo que precisamos. E neste aspecto, Paulo também aprendeu a viver.
Nem sempre temos tudo que queremos ou desejamos. Ou muitas vezes temos a provisão e o suprimento de Deus para as nossas vidas, porém não entendemos isso e, por desejar algo mais falamos que Deus não está suprindo.

Paulo passou por todas as situações que lhe permitiram aprender essas coisas porque fazia parte do plano de Deus para a vida dele. Deus também tem um propósito para a sua vida e você passará por situações que lhe permitirão aprender a viver contente.

Esse brilhante cristão aprendeu e viveu tudo isso porque ele, assim como cada um de nós, pode todas as coisas em Cristo que nos fortalece” v.13

Não perca tempo com murmurações, coração ferido, magoado, pelas circunstâncias do cotidiano. O tempo que vivemos aqui na terra é muito curto. Aproveite os seus dias da melhor forma possível, vivendo contente.

Devemos estar contentes, não com as circunstâncias, mas nas circunstâncias.

Comentários

  1. Misericórdia, Graça e Paz, da parte de Deus, o Pai, e de Jesus Cristo, o nosso Senhor e Salvador.


    Queremos comemorar nossos 8 anos de trabalho evangelístico virtual de forma diferente. Até o final deste ano, abriremos mais espaço neste blog, e queremos publicar aqui as produções de pessoas que têm nos acompanhado, nos acrescido e crescido na graça de nosso Senhor Jesus Cristo. E queremos, também, presentear três pessoas com obras do autor Max Lucado.

    Se você deseja participar, leia o pequeno regulamento na PÁGINA DO EVENTO (http://teamomeujesus.blogspot.com.br/p/queremos-publicar-sua-mensagem.html), em nosso blog.

    Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail experimentejesus@gmail.com, e tão logo sejam respondidas, também serão publicadas na página do evento, ali mesmo, no blog.

    Aguardamos sua participação.

    Ouse. Abençoe-nos.
    Participe!

    E que o Espírito Santo sopre em seu coração lindas meditações para nos alegrarem ainda mais ali.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O privilégio de ter e ser um discipulador

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2 Jesus sempre levantou, levanta e levantará alguém para cuidar e ensinar aquele que decidiu entregar sua vida a Cristo. O cuidado e amor de Deus para conosco é muito grande. Como não podemos ver a Deus, Ele escolhe pessoas para representar o Seu amor aqui na terra e as capacita para tal. Capacitação que não vem de homens, mas, do Espírito Santo. Para isso, Deus conta com pessoas de corações dispostos a servi-lo. É maravilhoso ter alguém que lhe ensina a Palavra, cuida, corrigi em amor, celebra ou chora junto. Como é admirável também ver que você semeou a boa Palavra, o carinho e o amor na vida de alguém e ela está crescendo em Cristo e com Cristo. A ordem de Jesus para fazer discípulos é para todas as pessoas que já fizeram uma aliança com Ele e são discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e

Vou Deixar Na Cruz

Deixe na cruz tudo aquilo que lhe traz dor, tudo que é pesado demais para você suportar. Se renda a Jesus porque o Seu fardo é leve e o Seu julgo é suave. Seja livre! Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ( Mateus 11:27-30) Vou Deixar Na Cruz Sua morte ali na cruz Carregando a minha dor Você se expôs por mim Se entregou em me lugar E me deu uma nova chance Eu vou recomeçar Vou deixar na cruz tudo o que passou Tudo o que ficou pra trás Olho pra você, corro pra Você O Seu amor me chama Eu dependo desse amor, do Seu amor mais que tudo Eu confio que esse amor tem poder pra curar dores Kleber Lucas

Ser amigo de Jesus

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” Jo.15:15 Nos últimos dias estive meditando na palavra que está lá em João15 e Deus começou a falar ao meu coração sobre o que é ser um verdadeiro amigo de Jesus.  Bem, o que é mesmo que os grandes amigos fazem? Os melhores amigos passam horas e horas conversando, abre mão de coisas importantes para estarem juntos. E, mesmo quando estão longe, desejam estar juntos. O interessante é que os verdadeiros amigos não apenas contam os segredos mas, sabem os segredos do outro. Será que nós temos nos comportados assim quando falamos da nossa amizade com Jesus? Nós não andamos por aí revelando nossos sonhos e desejos para qualquer um. Nós só fazemos revelações e contamos segredos aos nossos grandes e verdadeiros amigos. Com Jesus não é diferente. Ele só revela os Seus segredos àqueles aos quais tem intimidade com Ele. Jesus es