Pular para o conteúdo principal

Jesus, a luz do mundo


“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12)


Desde o princípio da criação do mundo e da Palavra, Deus fala sobre a luz. “E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.” (Gênesis 1:4) A primeira ação de separação de coisas que Deus fez foi essa, separar luz de trevas. Luz e trevas são substâncias heterogêneas, elas não se misturam. Com isso podemos entender que o santo não se mistura com o profano.

João 3:20 diz que aquele que faz o mal, que comete pecado, não gosta da luz nem vem para ela para que as suas obras não seja reprovadas. Todo nível de pecado é revelado na luz. “Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta.” (Efésios 5:13) A função da luz é revelar, mostrar, fazer ser conhecido, viver... A função das trevas, pelo contrário, é esconder, enganar, fazer tropeçar, morrer...

Essa luz não mostra apenas a aparência, mas também o interior. “Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” (Daniel 2:22) Não temos como fugir das práticas erradas e intenções malignas do coração por que a luz denuncia. Jesus conhece tudo. Não adianta nos enganarmos ou vestirmos uma capa. Ele sabe de todas as coisas. Essa luz que é Jesus, atua em nós como se fosse um raio-X mostrando tudo.

Depois, nos Evangelhos, vimos que Jesus é a luz que faz a separação entre a eternidade com Deus. Ele é a luz que traz a salvação, o novo entendimento, a revelação.  Permanecer nas trevas ou não é uma decisão. Jesus disse: “Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (João 12:46) têm pessoas que não creem em Jesus e permanece nas trevas. Isso é fato! Mas também existem aquelas que creem e permanecem nas trevas. Permanecem porque amam mais o mundo do que a Jesus, porque não quer mortificar a carne, porque não quer se submeter às condições para viver na luz... Não seja como os judeus daquela época, que tiveram o privilégio de receber diretamente a Luz, mas permaneceram nas trevas da religião.

O viver ou não na luz é revelado através das nossas palavras e atitudes. Se você anda fazendo as obras da carne, cometendo pecado ou enganando a si mesmo com os seus próprios conceitos de comportamento que não são respaldados na Palavra de Deus, isso significa que você ainda não vive na luz. “Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas.” (1 João 2:9) No entanto, se as suas obras revelam frutos do Espírito e são realizadas conforme o que Jesus nos ensinou e ensina, é o sinal de que você anda na luz. “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (1 João 1:7)

Jesus veio ao mundo para que ao aceitá-lo como Salvador e Senhor e permitíssemos que Ele fosse a candeia das nossas vidas não tropeçássemos em momento algum no caminho para a eternidade ou que mesmo tropeçando, pudéssemos retirar as pedras de tropeço porque Ele nos mostra. “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12) Essa é uma garantia de Jesus para aqueles que decidiram segui-lo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O privilégio de ter e ser um discipulador

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2 Jesus sempre levantou, levanta e levantará alguém para cuidar e ensinar aquele que decidiu entregar sua vida a Cristo. O cuidado e amor de Deus para conosco é muito grande. Como não podemos ver a Deus, Ele escolhe pessoas para representar o Seu amor aqui na terra e as capacita para tal. Capacitação que não vem de homens, mas, do Espírito Santo. Para isso, Deus conta com pessoas de corações dispostos a servi-lo. É maravilhoso ter alguém que lhe ensina a Palavra, cuida, corrigi em amor, celebra ou chora junto. Como é admirável também ver que você semeou a boa Palavra, o carinho e o amor na vida de alguém e ela está crescendo em Cristo e com Cristo. A ordem de Jesus para fazer discípulos é para todas as pessoas que já fizeram uma aliança com Ele e são discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e

Vou Deixar Na Cruz

Deixe na cruz tudo aquilo que lhe traz dor, tudo que é pesado demais para você suportar. Se renda a Jesus porque o Seu fardo é leve e o Seu julgo é suave. Seja livre! Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ( Mateus 11:27-30) Vou Deixar Na Cruz Sua morte ali na cruz Carregando a minha dor Você se expôs por mim Se entregou em me lugar E me deu uma nova chance Eu vou recomeçar Vou deixar na cruz tudo o que passou Tudo o que ficou pra trás Olho pra você, corro pra Você O Seu amor me chama Eu dependo desse amor, do Seu amor mais que tudo Eu confio que esse amor tem poder pra curar dores Kleber Lucas

Ser amigo de Jesus

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” Jo.15:15 Nos últimos dias estive meditando na palavra que está lá em João15 e Deus começou a falar ao meu coração sobre o que é ser um verdadeiro amigo de Jesus.  Bem, o que é mesmo que os grandes amigos fazem? Os melhores amigos passam horas e horas conversando, abre mão de coisas importantes para estarem juntos. E, mesmo quando estão longe, desejam estar juntos. O interessante é que os verdadeiros amigos não apenas contam os segredos mas, sabem os segredos do outro. Será que nós temos nos comportados assim quando falamos da nossa amizade com Jesus? Nós não andamos por aí revelando nossos sonhos e desejos para qualquer um. Nós só fazemos revelações e contamos segredos aos nossos grandes e verdadeiros amigos. Com Jesus não é diferente. Ele só revela os Seus segredos àqueles aos quais tem intimidade com Ele. Jesus es