“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir. Mt.25:1-13
Nos últimos dias o Senhor tem falado muito ao meu coração sobre a Sua volta. Falado de forma única e especial que só Ele sabe fazer. Falando especialmente através desta parábola. Ele me fez pensar em cada elemento, cada palavra. A começar pelo Reino composto de dez virgens, cinco loucas e cinco prudentes: na igreja do Senhor há os que buscam e os que não buscam, os que vivem de aparência ou os que nem se importam com a aparência. Depois Ele falou comigo sobre o azeite.
Se pensarmos no azeite normal, o óleo, ele precisa está dentro de algum lugar para ser carregado. O azeite que mantém as nossas lâmpadas acesas, a presença e a essência de Deus precisam ser carregadas dentro de nós. As loucas não levaram azeite consigo talvez porque o espaço reservado para carregar o azeite estava ocupado com outras coisas, as coisas deste mundo. Não se guarda essência de Deus em lugar impuro. Deus habita onde há limpeza e sinceridade de coração. É o Senhor nos chamando para viver a Santidade enquanto há tempo. Ser santo é ser puro, ser limpo. Depois, meditei sobre a lâmpada.
A lâmpada é o externo, o que todo mundo pode ver. Nós não vemos o que mantém uma lâmpada acesa. Se você tem vivido uma vida de aparências dentro da igreja, está enganando a si mesmo. Pois, o que interessa ao nosso Pai, é o que está no nosso interior, o azeite limpo. Aquilo que ninguém pode ver só Ele.
Em meio a uma festa, para nós, a expectativa em que o nosso Rei volte, as loucas adormeceram. Procurei alguns significados no dicionário Aurélio para adormecer, e vi que adormecer é o mesmo que insensibilizar, descuidar-se, distrair-se. Por isso que Ele nos diz: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.” Vigiar para não deixar o azeite limpo contaminar-se com o pecado e apresentar ao Senhor uma lâmpada com luzes escuras, vigiar para não deixar o azeite derramar, vigiar para não deixar o azeite secar pois ele precisa ser reposto em todo o instante porque o nosso compromisso não é o de tentar adivinhar o dia da volta de Jesus, mas o de estar pronto para ele.
Ainda nessa minha conversa com Deus perguntei para Ele: Por que as prudentes não deram o azeite para as loucas? Ai Deus me disse: Porque ninguém pode levar outro juntamente consigo para a vida eterna. Pode sim, mostrar o Caminho, mas a caminhada até lá cada um constrói a sua.
E as que estavam vigiando, percebidas, buscando incansavelmente ao Senhor subiram com o Noivo porque essa é a promessa dEle para cada um de nós.
Quando as outras chegaram clamando, Ele disse: “Não vos conheço”. Por que uma palavra tão dura para aquelas que estavam querendo participar da festa? Porque faltou intimidade com Deus. Conhecer significa ter convivência, ter experimentado, ter intimidade. Só conhecemos aquilo que temos intimidade. Queridos, o que Deus quer de nós é intimidade com Ele. Se tivermos intimidade com Ele, Ele será intimo de nós.
Devemos estar continuamente preparados para a volta de Jesus. Em Eclesiastes 3 diz que há tempo para todas as coisas. O tempo de buscar ao Senhor e viver a Sua vida é em TODO O TEMPO.
Vigie e esteja preparado para o retorno do Senhor Jesus!
Que o Senhor fale ao seu coração na medida em que você necessita!
"... o nosso compromisso não é o de tentar adivinhar o dia da volta de Jesus, mas o de estar pronto para ele."
ResponderExcluirGeisa, gostei muito que vc escreveu... nossa geração tem vivido um dilema... ao mesmo tempo q ela possui uma grande possibilidade d fazer cumprir a vontade d Deus, nos também estamos correndo o risco d nos perdermos, pois mtos estã ose amoldando aos padrões desse mundo...
Vigiai... essa é a palavra d Deus...
=)