“E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele... Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gn.2:18 e 24
A família foi a primeira instituição criada por Deus, pois Ele conhece todas as nossas necessidades e, sabe que existem coisas na nossa vida que só são supridas dentro de uma família. É propósito de Deus que todos os membros das famílias vivam em aliança e alegres, desfrutando do amor um do outro. Toda família inicia-se com um casal por isso, o casal tem todo o direito de ser feliz!
Tudo que Deus criou foi para um propósito. E, na Sua Palavra há instruções de como nos procedermos em todas as circunstâncias da nossa vida. Como dito antes, todo família começa por um casal. Vejamos o que a Bíblia diz sobre isso:
“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” Efésios.5:22-33
Deus é muito claro na Sua Palavra. Toda esposa deve ser obediente ao marido. Obedecer em amor, sendo submissa. Quando se é submissa, a obediência não se torna um fardo. Qual é o esposo que não se alegra com uma esposa obediente? A obediência da esposa ao marido é uma atitude de honra! Da mesma forma, se a esposa não se submete ao marido, a família é um ambiente de desonra. E tem mais “É melhor morar num canto de telhado do que ter como companheira em casa ampla uma mulher briguenta.” Pv.21:9 . Seja dócil, amável!
Na Bíblia, o relacionamento da esposa com o esposo é comparado com o relacionamento de Cristo com a igreja. E que enorme amor Jesus tem pela igreja! Então, vós maridos, amai vossas esposas!Que este seja um amor diferencial, ela é mais importante para você do que seus filhos, seu trabalho, seu carro, seu jogo de futebol. Assim também sejam com vós mulheres, amai vossos maridos. No relacionamento conjugal as qualidades devem superar aquilo que você ainda entende como defeito no seu conjugue. E o que um não sabe, o outro ensina. Para que tudo possa ser para a glória de Deus!
Vós maridos, Jesus supre todas as necessidades da igreja. Logo, você como esposo deve suprir as necessidades da sua família. Sejam elas espirituais, psicológicas, emocionais, afetiva, e principalmente a material. A providência material é responsabilidade sua, a esposa é cooperadora. Hoje tem famílias que invertem a ordem das coisas e, por isso, não experimentam o melhor de Deus em suas casas.
Vós cônjugues não faleis mal um do outro. Isso é feio e desonroso ao Senhor. Mas, antes, usem as vossas bocas para elogiar e honrar a quem você escolheu para se tornar apenas um. Amai-vos mutuamente, respeitai-vos, honrais uns aos outros. Em um lar que cumpre os princípios da Palavra a glória de Deus é manifestada. A felicidade do casal depende exclusivamente de ambos os cônjugues!
Quase todas as famílias têm filhos. É claro que Deus iria estabelecer princípios para os filhos:
“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa; Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.” Efésios.6:1-4
Filhos, obedecer é fazer o que nos mandam! Obedecer aos pais é uma ordenança, é justo! Honrai os vossos pais. Este é o único mandamento com promessa na Bíblia. É o único princípio que alonga os nossos dias na Terra. Você quer viver muito? Honre seus pais! Existem várias maneiras de honrar os pais mas, a mais linda é a obediência. Quando há desobediência no relacionamento entre pais e filhos a colheita nunca é boa. Porque a Palavra de Deus não volta atrás. A lei da semeadura não é obrigatória mas, a da colheita, sim!
Se a Bíblia diz que os filhos devem ser obedientes aos pais, eles vão obedecer o quê? Aquilo que seus pais ensinarem. Portanto, é um direito dos filhos serem ensinados pelos pais! Pais, vocês não devem negligenciar este princípio e delegar está função para a igreja e para a escola. Essa função é de vocês. Não cumpriu, é desonra na família.
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.” Deuteronômio. 6:6 -7
Corrija os vossos filhos em amor e não criais neles a ira. Corrigir os filhos é uma expressão de amor. Quem não corrige é porque não ama. “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga.” Pv.13:24
A primeira coisa que os pais devem ensinar aos filhos é o temor ao Senhor. Filhos, se por acaso os seus pais não lhe ensinaram este princípio. E, hoje, você aprendeu a temer ao Senhor porque outras pessoas lhe ensinaram. Não se entristeçam. Alegrem-se, pois Ele lhe alcançou e tem lhe ensinado para que, no futuro, você possa ensinar aos seus filhos e ser um (a) excelente esposo (a). Que benção, não é!!??
Hoje, os maiores problemas que podemos observar na sociedade, é gerado primeiro dentro de casa. A quebra de princípios, a desonra, a negligência dos pais em educar e corrigir os filhos, a omissão de funções dentro da família, tudo isso tem contribuído para a destruição dos lares e para uma sociedade sem cumprimento de princípios. Mas, o Deus de Abrãao, Isaque e Jacó é o mesmo hoje! O Senhor é um Deus de restauração. Deus quer restaurar as famílias! E a restauração das famílias vem pelo arrependimento à quebra de princípios e a decisão de obedecer ao Senhor.
Toda casa, em que habita uma família, deve ser um ambiente de cura, de restauração de sonhos, de vida de Deus. Usai as vossas palavras e as vossas atitudes para demonstrarem o amor, a aliança, o respeito, o afeto, o carinho, a honra...Permita que Jesus entre em sua casa e restaure-a!
Deus abençoe as nossas famílias!!!!!!!!
Mana, Deus te deu o dom da escrita, então continue assim ministrando nas vidas de muitas pessoas através deste; com suas palavras doces e amáveis as quais foram colocadas em sua mente por Deus. Te amoooooo
ResponderExcluirse deus é santo o chameg também é
ResponderExcluirtudo de bom
ResponderExcluir