Pular para o conteúdo principal

Por que um vaso de barro?


Deus, em toda a Bíblia, utilizou vários pessoas e vários objetos ou seres para trazer a revelação da sua Palavra ao povo. De maneiras diferentes, o Senhor tem o propósito de alcançar todos os corações com palavras de salvação, transformação, de princípios, resumindo, a Palavra de Deus é a Palavra!

Há um tempo tenho meditado sobre o oleiro e o vaso de barro.
“A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.” Jr.18:1-4

Fiquei perguntando: Por que um vaso de barro? O Senhor poderia usar qualquer outra coisa.

Fui pesquisar, para melhor entendimento do que eu quero dizer, no Dicionário Webster's 1828, que traz uma definição bíblica para a palavra, o significado da palavra barro. Vejamos:

Barro: Uma espécie de terras que são firmemente coerentes, peso, compacto e duro, quando seco, mas rígida, viscosa e dúctil quando úmida, macia ao toque. Argilas absorvem água avidamente e são frágeis, mas são tão tenazes quanto ao ser moldado que qualquer formato e, portanto são os materiais de tijolos e vasos diversos. Clay, frio como barro ou terra, sem vida, inanimado.

Encontrei características do barro que nos fazem refletir sobre muitas coisas. Pensando no sentido de que o barro é “compacto e duro quando seco”, percebe-se que nada se pode fazer na sua estrutura a não ser, quando por algum motivo, é quebrado. A sequidão da alma e a dureza do coração impendem o agir de Deus.

No entanto é “viscosa e dúctil quando úmida”. A presença de Deus e a sua Palavra são as chuvas/ águas que nos tornam úmidos, fazendo-nos flexíveis e maleáveis à ação do Espírito Santo.
Quando nos rendemos ao Senhor, nos tornamos “macios ao toque”. Ninguém pode ser transformado sem o toque do Senhor. Quando se toca em algo macio as marcas ficam. É necessário ser tocado. Como pode o oleiro dá forma ao barro sem o toque?

“São tenazes quanto ao ser moldado em qualquer formato”. Um barro na mão do oleiro não faz nada apenas se encaixa na forma que ele dá “conforme bem lhe pareceu”. É ele quem opera em nós a sua vontade. É ele quem nos limpa, quem retira as nossas feridas, nossas vergonhas, quem nos restaura, quem nos torna lisos sem impurezas.

Por último, o barro é “sem vida, inanimado”. O oleiro tem total ação sobre o barro. Deus tem total ação sobre nós. Isso demonstra o quanto devemos ser submissos ao Senhor para que Ele realize em nós o seu querer. Quem se submete à vontade de Deus é sempre um vaso para honra!

O barro é algo flexível que pode ser moldado. Se tiver alguma coisa que precisa ser moldada, então sempre existirá um moldador. Reflita: quem tem sido o seu moldador? Deus? Ou as coisas deste mundo? Lembre-se aquilo que é moldado sai com a forma que o moldador deseja. Se você tem sido moldado por Deus, os princípios do Senhor estão na sua vida, pois você adquire a forma d’Ele!

Por que um vaso de barro? O barro é uma matéria que não tem vida, indicando que para ser moldado segundo os princípios de Deus é necessário morrer para si mesmo, aceitar a forma que o Eterno nos dá e deixar a vida d’Ele agir em nós. 
Um vaso construído na mão do Oleiro não tem desejos próprios!



Comentários

  1. ...Chegou a hora do barro virar vaso.
    Agora, depois de todo esse processo, o oleiro leva o barro para ser moldado e virar vaso. Depois de Deus ter nos escolhido, nos ter deixado criando liga, nos ter tirado o orgulho, depois de ter-nos deixado definitivamente prontos…

    …Ele nos enche com o seu Espírito e nos usa em suas mãos.
    É amiga, é muito duro esse processo de virar vaso! Mas imagine se você fosse do outro tipo de barro que não serve; não teria praticamente nenhuma utilidade, ou seja, não serviria para nada, a não ser para ser barro mesmo…
    Depois de tudo isso, a decisão é tua…

    …você quer ser barro ou vaso?

    Se barro, pode continuar viver a seu próprio modo;
    Se vaso, tem que estar disposto a pagar o preço..Que vale muito a pena!

    Muito boa o post Gê, falou muito ao meu coração.

    Deus seja a tua inspiração.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafinha,

    Sejamos vasos transbordantes do óleo da unção para curar os feridos, pregar ao quebrantados de coração e expandir o Reino do nosso Pai!

    ResponderExcluir
  3. E verdade nos somos vasos nas mãos do senhor primeiro somos moldados

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O privilégio de ter e ser um discipulador

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2 Jesus sempre levantou, levanta e levantará alguém para cuidar e ensinar aquele que decidiu entregar sua vida a Cristo. O cuidado e amor de Deus para conosco é muito grande. Como não podemos ver a Deus, Ele escolhe pessoas para representar o Seu amor aqui na terra e as capacita para tal. Capacitação que não vem de homens, mas, do Espírito Santo. Para isso, Deus conta com pessoas de corações dispostos a servi-lo. É maravilhoso ter alguém que lhe ensina a Palavra, cuida, corrigi em amor, celebra ou chora junto. Como é admirável também ver que você semeou a boa Palavra, o carinho e o amor na vida de alguém e ela está crescendo em Cristo e com Cristo. A ordem de Jesus para fazer discípulos é para todas as pessoas que já fizeram uma aliança com Ele e são discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e

Vou Deixar Na Cruz

Deixe na cruz tudo aquilo que lhe traz dor, tudo que é pesado demais para você suportar. Se renda a Jesus porque o Seu fardo é leve e o Seu julgo é suave. Seja livre! Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ( Mateus 11:27-30) Vou Deixar Na Cruz Sua morte ali na cruz Carregando a minha dor Você se expôs por mim Se entregou em me lugar E me deu uma nova chance Eu vou recomeçar Vou deixar na cruz tudo o que passou Tudo o que ficou pra trás Olho pra você, corro pra Você O Seu amor me chama Eu dependo desse amor, do Seu amor mais que tudo Eu confio que esse amor tem poder pra curar dores Kleber Lucas

Ser amigo de Jesus

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” Jo.15:15 Nos últimos dias estive meditando na palavra que está lá em João15 e Deus começou a falar ao meu coração sobre o que é ser um verdadeiro amigo de Jesus.  Bem, o que é mesmo que os grandes amigos fazem? Os melhores amigos passam horas e horas conversando, abre mão de coisas importantes para estarem juntos. E, mesmo quando estão longe, desejam estar juntos. O interessante é que os verdadeiros amigos não apenas contam os segredos mas, sabem os segredos do outro. Será que nós temos nos comportados assim quando falamos da nossa amizade com Jesus? Nós não andamos por aí revelando nossos sonhos e desejos para qualquer um. Nós só fazemos revelações e contamos segredos aos nossos grandes e verdadeiros amigos. Com Jesus não é diferente. Ele só revela os Seus segredos àqueles aos quais tem intimidade com Ele. Jesus es