Pular para o conteúdo principal

Longanimidade, uma atitude, um estilo de vida.

“SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade.” Ex.34:6

Longanimidade envolve paciência, tolerância, persistência e firmeza. A longanimidade é uma característica do caráter de Deus, fruto do Espírito. A Bíblia diz que só Deus pode ser totalmente longânimo. Nós, porém, só somos longânimos quando recebemos o Espírito Santo e temos profunda intimidade com Ele. O habitar do Espírito Santo em nós é para que possamos viver a vida de Jesus aqui na terra. 



“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl.5:22

Longânimo quer dizer pessoa que suporta as adversidades e que prossegue no seu empenho, apesar dos obstáculos. Bondade que faz desprezar as ofensas. Paciente, que não se irrita facilmente.

Deus é tão longânimo conosco, que dar-nos tempo para arrepender-nos dos nossos pecados. “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” Rm.2:4. Mas nós, na maioria das vezes, não podemos ouvir duas ou três palavras ou ver uma situação que não agrada-nos e já é motivo para perder a paciência e agirmos de maneira inadequada machucando o próximo e desagradando a Deus.

Para a geração conhecida como “pavio curto”, Salomão ensina: “Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos.” Pv.25:15. Ser paciente é uma maneira de impedir a destruição de relacionamentos. Pela paciência, marcamos a vida do outro como uma atitude de amor.

Paulo, quando escrevia suas cartas para os convertidos que ficavam nas cidades por onde ele passava, sempre lembrava-os do relacionamento uns com os outros. E, um dos focos era a questão da paciência “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.” Ef.4:2. Suportar com paciência as ofensas, as situações adversas, não irar-se por pequenas podendo, dessa forma, glorificar a Deus.

Como dito antes, a longanimidade é fruto do Espírito. Viver segundo a carne ou segundo o Espírito é uma decisão. As decisões são reveladas através de atitudes. As atitudes mostram quem nós somos.

Ser longânimo é uma forma de adorar a Deus, pois a nossa adoração ao Senhor é revelada pelo estilo de vida que decidimos viver.




Comentários

  1. Que mensagem linda, Geisa!
    Foi você mesma quem escreveu?
    Que bênção!

    Seu blog é uma luz na escuridão da Internet. Continue brilhando!

    Obrigada por sua adorável visita, e volte sempre que quiser.

    Em Cristo, o Grande Deus que atua na terra através das nossas pequenas vidas.

    Paz do Senhor.

    Elaine Cândida

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine,

    Sim, estas palavras são minhas. Gosto de escrever sobre a Palavra de Deus. À medida que eu escrevo, Ele ministra ao meu coração.

    Obrigada por sua visita! Que o Senhor continue te inpirando à escrever para Ele, sobre Ele, e que as palavras do seu blog alcançem o coração das pessoas.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O privilégio de ter e ser um discipulador

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2 Jesus sempre levantou, levanta e levantará alguém para cuidar e ensinar aquele que decidiu entregar sua vida a Cristo. O cuidado e amor de Deus para conosco é muito grande. Como não podemos ver a Deus, Ele escolhe pessoas para representar o Seu amor aqui na terra e as capacita para tal. Capacitação que não vem de homens, mas, do Espírito Santo. Para isso, Deus conta com pessoas de corações dispostos a servi-lo. É maravilhoso ter alguém que lhe ensina a Palavra, cuida, corrigi em amor, celebra ou chora junto. Como é admirável também ver que você semeou a boa Palavra, o carinho e o amor na vida de alguém e ela está crescendo em Cristo e com Cristo. A ordem de Jesus para fazer discípulos é para todas as pessoas que já fizeram uma aliança com Ele e são discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e

Vou Deixar Na Cruz

Deixe na cruz tudo aquilo que lhe traz dor, tudo que é pesado demais para você suportar. Se renda a Jesus porque o Seu fardo é leve e o Seu julgo é suave. Seja livre! Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ( Mateus 11:27-30) Vou Deixar Na Cruz Sua morte ali na cruz Carregando a minha dor Você se expôs por mim Se entregou em me lugar E me deu uma nova chance Eu vou recomeçar Vou deixar na cruz tudo o que passou Tudo o que ficou pra trás Olho pra você, corro pra Você O Seu amor me chama Eu dependo desse amor, do Seu amor mais que tudo Eu confio que esse amor tem poder pra curar dores Kleber Lucas

Ser amigo de Jesus

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” Jo.15:15 Nos últimos dias estive meditando na palavra que está lá em João15 e Deus começou a falar ao meu coração sobre o que é ser um verdadeiro amigo de Jesus.  Bem, o que é mesmo que os grandes amigos fazem? Os melhores amigos passam horas e horas conversando, abre mão de coisas importantes para estarem juntos. E, mesmo quando estão longe, desejam estar juntos. O interessante é que os verdadeiros amigos não apenas contam os segredos mas, sabem os segredos do outro. Será que nós temos nos comportados assim quando falamos da nossa amizade com Jesus? Nós não andamos por aí revelando nossos sonhos e desejos para qualquer um. Nós só fazemos revelações e contamos segredos aos nossos grandes e verdadeiros amigos. Com Jesus não é diferente. Ele só revela os Seus segredos àqueles aos quais tem intimidade com Ele. Jesus es