“SENHOR Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade.” Ex.34:6
Longanimidade envolve paciência, tolerância, persistência e firmeza. A longanimidade é uma característica do caráter de Deus, fruto do Espírito. A Bíblia diz que só Deus pode ser totalmente longânimo. Nós, porém, só somos longânimos quando recebemos o Espírito Santo e temos profunda intimidade com Ele. O habitar do Espírito Santo em nós é para que possamos viver a vida de Jesus aqui na terra.
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gl.5:22
Longânimo quer dizer pessoa que suporta as adversidades e que prossegue no seu empenho, apesar dos obstáculos. Bondade que faz desprezar as ofensas. Paciente, que não se irrita facilmente.
Deus é tão longânimo conosco, que dar-nos tempo para arrepender-nos dos nossos pecados. “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” Rm.2:4. Mas nós, na maioria das vezes, não podemos ouvir duas ou três palavras ou ver uma situação que não agrada-nos e já é motivo para perder a paciência e agirmos de maneira inadequada machucando o próximo e desagradando a Deus.
Para a geração conhecida como “pavio curto”, Salomão ensina: “Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos.” Pv.25:15. Ser paciente é uma maneira de impedir a destruição de relacionamentos. Pela paciência, marcamos a vida do outro como uma atitude de amor.
Paulo, quando escrevia suas cartas para os convertidos que ficavam nas cidades por onde ele passava, sempre lembrava-os do relacionamento uns com os outros. E, um dos focos era a questão da paciência “com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor.” Ef.4:2. Suportar com paciência as ofensas, as situações adversas, não irar-se por pequenas podendo, dessa forma, glorificar a Deus.
Como dito antes, a longanimidade é fruto do Espírito. Viver segundo a carne ou segundo o Espírito é uma decisão. As decisões são reveladas através de atitudes. As atitudes mostram quem nós somos.
Ser longânimo é uma forma de adorar a Deus, pois a nossa adoração ao Senhor é revelada pelo estilo de vida que decidimos viver.
Que mensagem linda, Geisa!
ResponderExcluirFoi você mesma quem escreveu?
Que bênção!
Seu blog é uma luz na escuridão da Internet. Continue brilhando!
Obrigada por sua adorável visita, e volte sempre que quiser.
Em Cristo, o Grande Deus que atua na terra através das nossas pequenas vidas.
Paz do Senhor.
Elaine Cândida
Oi Elaine,
ResponderExcluirSim, estas palavras são minhas. Gosto de escrever sobre a Palavra de Deus. À medida que eu escrevo, Ele ministra ao meu coração.
Obrigada por sua visita! Que o Senhor continue te inpirando à escrever para Ele, sobre Ele, e que as palavras do seu blog alcançem o coração das pessoas.
Deus te abençoe!
Gostei muito do texto
ResponderExcluir