Pular para o conteúdo principal

Você é um exemplo?

Um dos versículos que eu mais gosto, é um que Paulo escreveu a Timóteo, encorajando-o:
“Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.” I Timóteo 4:12
Eu entendo o porquê de Paulo ter escrito isso. Primeiro, eu sei que muitos jovens se sentem desprezados, mesmo dentro de suas igrejas, por talvez serem novos demais para a obra. Mas eu quero te falar uma coisa, muitas vezes somos nós mesmo que nos desprezamos e achamos que são os outros que nos desprezam. Então, nos apoiamos na desculpa “Não posso trabalhar na obra de Deus porque sou muito jovem, sou novo ainda”; e usando palavras assim, poucos jovens querem se envolver em ministérios. Mas a Palavra de Deus nos diz: seja exemplo!
1. Na maneira de falar:
Jesus mesmo falou sobre isso no Evangelho de Mateus:
“Não é o que entra pela boca que faz com que alguém fique impuro. Pelo contrário, o que sai da boca é que pode tornar a pessoa impura.” Mateus 15:11
Jesus nada mais nos diz: cuidado com o que você fala. Os fariseus julgavam que o alimento que a pessoa ingeria que a tornava impura, mas Jesus foi contra isso dizendo que é o que sai da boca e não o que entra, que torna alguém impuro.
“Mas o que sai da boca vem do coração. É isso que faz com que a pessoa fique impura.  Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias.” Mateus 15: 18 e 19
E diante disso, podemos nos questionar: que palavras temos dito? Palavras de benção ou maldição? Temos falado palavrões? Temos com a nossa boca desejado o pecado? Temos sido exemplo na maneira de falar????
2. Na maneira de agir
Você é do tipo de cristão: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”?? Quem sabe você até passou ali pelo primeiro tópico e pensou: não, a minha boca serve para louvar ao Senhor. Mas e as suas atitudes? Também tem servido para louvar ao Senhor?
“Pois vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus para fazer o que é direito.”  Romanos 6:18″
“Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam. Assim será verdade o que vocês dizem, isto é, que o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, está em vocês.” Amós 5:14
Se o Espírito Santo vive em nós, porque temos agido como se Ele não vivesse?
3. No amor, na fé e na pureza
Você demonstra amor? Não apenas com os seus irmãos mas com aqueles que não conhecem a Cristo? Demonstra amor à obra de Deus, à Palavra dEle?
Você pode sim ser um exemplo no amor! E isso envolve a sua maneira de agir e de falar. Como você trata as pessoas? Como trata seus pais, familiares, líderes, pastores? Como trata os seus colegas que não acreditam no mesmo que você?
Como você demonstra a sua fé? Você é exemplo na fé que tem?
E por último, mas não menos importante:
PUREZA
E talvez você até fale: pera ai, eu sou virgem, ou pera ai, eu escolhi esperar. Mas a questão não é essa. Pureza é algo que vai muito além do ato. Engana-se quem pensa que pureza e castidade são a mesma coisa. Pureza vai muito além do que isso. A pureza começa no coração, como vimos no primeiro tópico. A pureza começa na mente. A prova disso é um versículo dito também por Jesus:
“Mas eu lhes digo: Quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração.” Mateus 5:8
“Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.”  Salmos 24:3-4
Deus quer uma geração que O adore de mãos limpas e coração puro. Ele te chama para ser exemplo, para ser um espelho de Cristo. Você tem sido exemplo?
Com amor
Pati Geiger
Meu twitter: @patigeiger
Meu blog: Ideias no forno

Texto retirado do Blog:
http://euescolhiesperar.com/voce-e-um-exemplo/

Comentários

  1. Oi Geisa... tudo bem com você???
    Não é fácil ser exemplo. Somos falhos e muito fracos... É preciso estar sempre buscando forças em Deus para conseguir!
    FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila, como é bom vê-la aqui!

    É verdade, esse é o nosso maior desafio, mas o Espírito Santo é conosco e Ele nos ajuda!

    Esse texto é da Patrícia Geiger postado no blog Eu Escolhi Esperar.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  3. A paz irmã Geisa, olha que blog maravilhoso e cheio de sabedoria. Gosteí muito e já sou um seguidor.
    É verdade o Cristão é o que vive Cristo e o segue seus mandamentos. Deus te abençoe ainda mais sua vida, porque abençoa já é. A mão de Deus está sobre sua vida.

    Meu blog: http://joaomarcos-salvoparasalvar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá João Marcos!

    Seja bem-vindo ao meu cantinho no qual compartilho reflexões sobre a Palavra.

    Recebo as palavras que você liberou sobre mim.

    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O privilégio de ter e ser um discipulador

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2 Jesus sempre levantou, levanta e levantará alguém para cuidar e ensinar aquele que decidiu entregar sua vida a Cristo. O cuidado e amor de Deus para conosco é muito grande. Como não podemos ver a Deus, Ele escolhe pessoas para representar o Seu amor aqui na terra e as capacita para tal. Capacitação que não vem de homens, mas, do Espírito Santo. Para isso, Deus conta com pessoas de corações dispostos a servi-lo. É maravilhoso ter alguém que lhe ensina a Palavra, cuida, corrigi em amor, celebra ou chora junto. Como é admirável também ver que você semeou a boa Palavra, o carinho e o amor na vida de alguém e ela está crescendo em Cristo e com Cristo. A ordem de Jesus para fazer discípulos é para todas as pessoas que já fizeram uma aliança com Ele e são discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e

Vou Deixar Na Cruz

Deixe na cruz tudo aquilo que lhe traz dor, tudo que é pesado demais para você suportar. Se renda a Jesus porque o Seu fardo é leve e o Seu julgo é suave. Seja livre! Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ( Mateus 11:27-30) Vou Deixar Na Cruz Sua morte ali na cruz Carregando a minha dor Você se expôs por mim Se entregou em me lugar E me deu uma nova chance Eu vou recomeçar Vou deixar na cruz tudo o que passou Tudo o que ficou pra trás Olho pra você, corro pra Você O Seu amor me chama Eu dependo desse amor, do Seu amor mais que tudo Eu confio que esse amor tem poder pra curar dores Kleber Lucas

Ser amigo de Jesus

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” Jo.15:15 Nos últimos dias estive meditando na palavra que está lá em João15 e Deus começou a falar ao meu coração sobre o que é ser um verdadeiro amigo de Jesus.  Bem, o que é mesmo que os grandes amigos fazem? Os melhores amigos passam horas e horas conversando, abre mão de coisas importantes para estarem juntos. E, mesmo quando estão longe, desejam estar juntos. O interessante é que os verdadeiros amigos não apenas contam os segredos mas, sabem os segredos do outro. Será que nós temos nos comportados assim quando falamos da nossa amizade com Jesus? Nós não andamos por aí revelando nossos sonhos e desejos para qualquer um. Nós só fazemos revelações e contamos segredos aos nossos grandes e verdadeiros amigos. Com Jesus não é diferente. Ele só revela os Seus segredos àqueles aos quais tem intimidade com Ele. Jesus es