Pular para o conteúdo principal

O privilégio de ter e ser um discipulador


“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2

Jesus sempre levantou, levanta e levantará alguém para cuidar e ensinar aquele que decidiu entregar sua vida a Cristo. O cuidado e amor de Deus para conosco é muito grande. Como não podemos ver a Deus, Ele escolhe pessoas para representar o Seu amor aqui na terra e as capacita para tal. Capacitação que não vem de homens, mas, do Espírito Santo. Para isso, Deus conta com pessoas de corações dispostos a servi-lo.

É maravilhoso ter alguém que lhe ensina a Palavra, cuida, corrigi em amor, celebra ou chora junto. Como é admirável também ver que você semeou a boa Palavra, o carinho e o amor na vida de alguém e ela está crescendo em Cristo e com Cristo.

A ordem de Jesus para fazer discípulos é para todas as pessoas que já fizeram uma aliança com Ele e são discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado.” (Mateus 28:19-20)

Como podemos observar nos versículos de Mateus acima, além de fazer discípulos, é necessário ensiná-lo a guardar os preceitos do Senhor. Quem não é discípulo nunca vai conseguir ensinar a outros a serem discípulos. Quando faço referência à palavra “discípulo”, não me refiro a alguém que freqüenta uma igreja ou alguém que levantou a mão em um culto para aceitar Jesus como Senhor e Salvador das suas vidas, apenas, mas sim no sentido de ouvir, ler a Palavra e acima de tudo praticá-la observando os princípios do Senhor. Ser discípulo vai além de congregar em uma igreja, participar de uma célula...

Mas, para ser discípulo e discipulador exige uma coisa: negar-se a si mesmo. Tem que mortificar o EU. “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20) Isso não é fácil. Porém, ao fazermos isso a vida de Cristo abunda em nós e o Espírito Santo fica livre para agir em nós e através de nós. Que recompensa maravilhosa!

O relacionamento entre discípulo e discipulador envolve amor, fidelidade, retidão de caráter, santidade, obediência, honra e, o negar-se a si mesmo das duas partes. Ambos precisam refletir a imagem de Cristo.

Como é bom ensinar os preceitos do Senhor para uma pessoa e vê-la crescendo nos caminhos de Deus. Não há recompensa maior, aqui na terra, para aqueles que amam verdadeiramente o Senhor. É muito lindo também sentir-se cuidado por alguém.

“A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.” (Colossenses 3:16 )

Comentários

  1. Olá!
    Muito bom seu blog, seria uma honra se acessasse o meu, seu comentario é muito importante, se quiser me siga no twitter tambem, twitter.com/aguasdedescanso
    Obrigado e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor irmã Geisa, que mensagem linda que escreveu é a unção de Deus sobre sua vida, amém e amém.
    É um prazer enorme em ter discípulo e ser um discipulador, eu estou passando pelos 2 processos e é maravilhoso, sou lider em treinamento da Célula da minha igreja e tenho discipulos também e é gratificante, falar da palavra do nosso Deus.
    (Marcos 16:15), Jesus nos ordena a cumprir o IDE que é levar o evangelho a toda criatura.
    E tudo isso tem que amar as vidas, ter fidelidade, ser Cristão de verdade, ter uma mente de Cristo, viver Cristo.
    Ano de 2012 eu quero viver o melhor de "DEUS" em minha vida, para gerar vidas e frutos, e fazer discípulos.

    Sua mensagem que escreveu, é uma unção é uma benção de Deus.
    Deus te abençoe ainda mais Geisa, e que nosso Deus te derrama ainda mais a porção dobrada sobre sua vida.
    Tenha um semana abençoada.

    ResponderExcluir
  3. Muiito Edificante essa Palavra Geiisa
    Parabéens

    ResponderExcluir
  4. É para mim uma grande alegria, acessar ao seu blog e ver o que escreve, continue a ser uma benção, e a escrever sempre mensagens de amor e esperança e de edificação, aproveito a convidar para fazer parte de meus amigos virtuais na Verdade Que Liberta. Mas queria pedir-lhe que siga de forma a eu poder seguir também seu blog. Deixo um faterno abraço e um desejo de um Ano Novo cheio de graça amor e paz, e que se possa lembrar sempre que o próximo precisa de si.

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada a todos vocês pela visita!

    Que Deus possa vos abençoar grandemente

    Geisa Bomfim

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vou Deixar Na Cruz

Deixe na cruz tudo aquilo que lhe traz dor, tudo que é pesado demais para você suportar. Se renda a Jesus porque o Seu fardo é leve e o Seu julgo é suave. Seja livre! Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ( Mateus 11:27-30) Vou Deixar Na Cruz Sua morte ali na cruz Carregando a minha dor Você se expôs por mim Se entregou em me lugar E me deu uma nova chance Eu vou recomeçar Vou deixar na cruz tudo o que passou Tudo o que ficou pra trás Olho pra você, corro pra Você O Seu amor me chama Eu dependo desse amor, do Seu amor mais que tudo Eu confio que esse amor tem poder pra curar dores Kleber Lucas

Ser amigo de Jesus

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” Jo.15:15 Nos últimos dias estive meditando na palavra que está lá em João15 e Deus começou a falar ao meu coração sobre o que é ser um verdadeiro amigo de Jesus.  Bem, o que é mesmo que os grandes amigos fazem? Os melhores amigos passam horas e horas conversando, abre mão de coisas importantes para estarem juntos. E, mesmo quando estão longe, desejam estar juntos. O interessante é que os verdadeiros amigos não apenas contam os segredos mas, sabem os segredos do outro. Será que nós temos nos comportados assim quando falamos da nossa amizade com Jesus? Nós não andamos por aí revelando nossos sonhos e desejos para qualquer um. Nós só fazemos revelações e contamos segredos aos nossos grandes e verdadeiros amigos. Com Jesus não é diferente. Ele só revela os Seus segredos àqueles aos quais tem intimidade com Ele. Jesus es