Pular para o conteúdo principal

YOM KIPPUR

YOM KIPPUR - DIA DA EXPIAÇÃO

Do pôr-do-sol do dia 13 ao do dia 14, Israel observa este ano um jejum absoluto de arrependimento pelos seus pecados. Em hebraico, o dia é chamado YOM KIPPUR. Em nossa Bíblia, Dia da Expiação, também conhecido com Dia do Perdão.

O que é o “Yom Kippur”? Tradicionalmente, Moisés teria subido à presença de YHWH, da segunda vez, no dia 1º de Elul e, quarenta dias depois, descia com as segundas tábuas da Aliança. Da primeira vez, quando ele viu o povo adorando o bezerro de ouro irou-se e quebrou as tábuas. Depois suplicou o perdão de Deus para o povo. Voltou para o Monte Sinai em busca do perdão de Deus para os israelitas e recebeu novas tábuas de pedra. Deus perdoou os pecados do povo e, com um novo par de tábuas de pedra, Moisés retornou para os israelitas no décimo dia de Tishri e disse: “Eis para vós um decreto perpétuo: no décimo dia do sétimo mês, humilhareis as vossas almas, jejuareis e não fareis trabalho algum, tanto o natural da terra quanto o estrangeiro que habita no meio de vós. Porquanto nesse dia se realizará expiação por vós, a fim de vos purificar. Ficareis puros de todos os vossos pecados, diante de Yahweh. Será para vós Shabbath, um momento sabático de descanso total, para constrangimento de vossas almas e para jejum. É, pois, uma lei perpétua” (Levítico 16:29-31-BKJ).

O Dia do Perdão ou da Expiação (Iom HaKipurim) é a 6ª santa convocação do SENHOR e o dia mais sagrado e mais importante de todo o ano. Ocorria uma vez por ano e representava o ritual de purificação do povo mais solene, santo e eficaz. Até hoje os judeus o observam com 25 horas de jejum, oração e arrependimento, buscando a misericórdia de Yahweh. Clamam pelo perdão dos pecados passados e esperam que Deus escreva seus nomes no Livro da Vida, por mais um ano.

 YOM, em hebraico, é dia. KIPPUR vem do verbo hebraico kapar, que significa ‘cobrir, estender sobre, dilatar, espalhar, disseminar, difundir, propagar, arrumar (mesa); aplacar; apaziguar; acalmar; prover reconciliação ou expiação; cobrir para o benefício de; não imputar sobre alguém; encobrir totalmente, esconder a verdade, para que nenhuma punição seja necessária; completa provisão de reparação ou expiação; evitar ou impedir ira; perdão; removido; expiado por; coberto, protegido, abrangido por; levantado, erguido, alçado’.

De acordo com esses significados, vemos que YEHOSHUA HaMASHIACH (Jesus Cristo), na cruz do Calvário, com Sua morte sacrificial, substitutiva e toda suficiente, estabeleceu o sacrifício perfeito que satisfez a justiça do PAI. Em Cristo Ele realizou a reconciliação entre Deus e os homens e entre os homens e Deus. A justiça e santidade do Criador foram plenamente satisfeitas. Quanto ao homem, sua dívida foi paga por preço elevadíssimo, incomparável. Como consequência, Ele tira o pecado do mundo, perdoando-nos, removendo o escrito de dívida que era contra nós, libertando-nos dessa sujeição escravista de satanás e deixando-nos livres para entrar na Presença do PAI e adorá-lO em Espírito e em Verdade.

 Texto de: Aps. Valnice Milhomens

Comentários

  1. Ola!
    Eu tambem falei de Yom Kipur: http://israelemportugues.blogspot.com/2013/09/yom-kipur-o-dia-do-perdao-2.html

    Shalom e Deus te abencoe!

    ResponderExcluir
  2. Que Maravilha!

    Vamos resgatar o princípio de orar sempre por Sião.

    Shalom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O privilégio de ter e ser um discipulador

“Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.” 2 Timóteo 4:2 Jesus sempre levantou, levanta e levantará alguém para cuidar e ensinar aquele que decidiu entregar sua vida a Cristo. O cuidado e amor de Deus para conosco é muito grande. Como não podemos ver a Deus, Ele escolhe pessoas para representar o Seu amor aqui na terra e as capacita para tal. Capacitação que não vem de homens, mas, do Espírito Santo. Para isso, Deus conta com pessoas de corações dispostos a servi-lo. É maravilhoso ter alguém que lhe ensina a Palavra, cuida, corrigi em amor, celebra ou chora junto. Como é admirável também ver que você semeou a boa Palavra, o carinho e o amor na vida de alguém e ela está crescendo em Cristo e com Cristo. A ordem de Jesus para fazer discípulos é para todas as pessoas que já fizeram uma aliança com Ele e são discípulos: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e

Vou Deixar Na Cruz

Deixe na cruz tudo aquilo que lhe traz dor, tudo que é pesado demais para você suportar. Se renda a Jesus porque o Seu fardo é leve e o Seu julgo é suave. Seja livre! Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. ( Mateus 11:27-30) Vou Deixar Na Cruz Sua morte ali na cruz Carregando a minha dor Você se expôs por mim Se entregou em me lugar E me deu uma nova chance Eu vou recomeçar Vou deixar na cruz tudo o que passou Tudo o que ficou pra trás Olho pra você, corro pra Você O Seu amor me chama Eu dependo desse amor, do Seu amor mais que tudo Eu confio que esse amor tem poder pra curar dores Kleber Lucas

Ser amigo de Jesus

“Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” Jo.15:15 Nos últimos dias estive meditando na palavra que está lá em João15 e Deus começou a falar ao meu coração sobre o que é ser um verdadeiro amigo de Jesus.  Bem, o que é mesmo que os grandes amigos fazem? Os melhores amigos passam horas e horas conversando, abre mão de coisas importantes para estarem juntos. E, mesmo quando estão longe, desejam estar juntos. O interessante é que os verdadeiros amigos não apenas contam os segredos mas, sabem os segredos do outro. Será que nós temos nos comportados assim quando falamos da nossa amizade com Jesus? Nós não andamos por aí revelando nossos sonhos e desejos para qualquer um. Nós só fazemos revelações e contamos segredos aos nossos grandes e verdadeiros amigos. Com Jesus não é diferente. Ele só revela os Seus segredos àqueles aos quais tem intimidade com Ele. Jesus es